

Investimento em Marketing Digital Médico: Uma estratégia de conteúdo
As mudanças na sociedade brasileira, com o século XXI, trouxeram novas percepções sobre o consumo e a maneira de investir o dinheiro recebido, com novas áreas sendo consideradas prioritárias pela maior parte da população – e a saúde é uma delas.
O crescimento do setor de saúde ocorreu devido ao aumento da demanda por planos privados. De um lado estão as empresas, que buscam novas alternativas de seguros coletivos para seus funcionários. De outro, as pessoas físicas, que também buscam atendimento de qualidade, já que não o obtêm por meio do SUS.
Com o crescimento dos planos, há também o aumento das clínicas privadas de atenção rápida, muitas com ofertas de consultas a preços populares, realizações de exames básicos e rotineiros, oferta de plantões, e outros diversos serviços cada vez mais requisitados pela população, que têm maior consciência quanto à importância da saúde preventiva.
Diante desse quadro, é impossível idealizar a criação e o crescimento de um empreendimento na área da saúde – especialmente no ramo de medicina – sem que seja criada uma estratégia de marketing para sua divulgação.

Por que investir em Marketing Digital usando as redes sociais?
As redes sociais se apresentam como uma das melhores maneiras de fazer a propaganda do serviço, já que cerca de 102 milhões de pessoas no Brasil acessam o Facebook. Isso sem contar as demais redes, como Instagram, Twitter, Youtube e outros.
Por isso, adotar estratégias para divulgar a marca nas redes sociais, e levá-la ao conhecimento de mais pessoas é essencial para qualquer profissional na área médica que deseje crescer.
Entretanto, é necessário ficar atento às regras de boa conduta, bom senso, e, claro, normas legais e do CRM – a resolução 1974/11, já que a divulgação que possa sofrer alguma penalização só irá contribuir para uma percepção negativa do público.
Dicas para quem está começando
De forma geral, é necessário sempre prezar pelo bom senso, sem oferecer garantias de tratamentos ou métodos milagrosos. Também não vale explorar a imagem de terceiros, divulgar conteúdo falacioso e realizar diagnósticos virtuais, sem sequer ter examinado o paciente.
Ou seja, marketing para serviços médicos ocorre mantendo uma boa relação com os pacientes, de maneira informativa, levando ao conhecimento geral a existência do serviço ofertado.
Também é possível auxiliar quem se mostrar interessado em entrar em contato para marcar consultas e procurar informações. A publicidade médica deve existir, sobretudo, para que as pessoas saibam que há um local ao qual podem procurar, caso tenham algum mal-estar ou problema de saúde.
Por isso, é essencial que todo profissional da saúde que queira tornar público o seu serviço faça investimento em estratégias de marketing sempre observando as regulamentações legais e respeitando o público.