

O que é Marketing Médico Digital?
Todo mundo sabe o que é, mas não até onde vai a toca do coelho.
A internet mudou as regras da propaganda. A era digital difundiu uma nova forma de comunicar-se e de levar conhecimento a inúmeros pontos antes nunca mensurados ou conhecidos.
A queda da barreira tecnológica levou a um grande aumento no número de canais de comunicação, como Redes Sociais, Sites, Blogs e Apps que estão oferecendo uma diversa gama de informações para disputar a atenção dos consumidores com as mídias tradicionais e também entre si.
Essa difusão da informação levou a uma dispersão na audiência, uma vez que hoje as pessoas possuem maior controle sobre quais assuntos desejam ser impactados durante o dia, por isso, as empresas precisam encontrar novas formas de se comunicar com o seu público-alvo, assim surgiu o Marketing Digital.
Bê-á-bá
O Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica.
O grande diferencial do Marketing Digital em relação ao Marketing Tradicional é a possibilidade de envolver o uso de diversos canais e métodos, criando sinergia entre seus conteúdos, o que permite uma melhor organização para analisar em tempo real os resultados das campanhas e entender o que está funcionando e o que não está, possibilitando ajustes rápidos na estratégia para obter melhores resultados.
Para efeito ilustrativo, imagine que uma campanha de Marketing Tradicional (como TV, Rádio e Revista), seja um Grande Navio e cada canal de Marketing Digital (como Links Patrocinados, Redes Sociais e Email Marketing) seja um pequeno Barco Lancha.
O Grande Navio consegue atender um grande número de pessoas, porém com rotas e destinos limitados e com um alto custo. Já diversos Barcos Lanchas, conseguem atender grupos menores de pessoas, com diferentes necessidades de destinos a um baixo custo, além de possibilitar ajustes de rotas com maior rapidez e eficiência.
Por isso, planejamentos estratégicos de Marketing Digital são mais trabalhosos do que um planejamento de mídia tradicional, porém esse esforço é recompensado uma vez que temos um maior controle nas tomadas e retomadas de decisões.

A toca do coelho
Na famosa obra As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, a protagonista Alice se depara com um curioso Coelho de Colete e decide seguir seus passos até entrar em sua toca, que se revela muito mais profunda e espetacular do que ela poderia imaginar. Com essa livre analogia, uma vez que você decide trabalhar com o Marketing Digital, verá que ele não se limita apenas a fazer Anúncios Patrocinados no Google ou Facebook e que sua gama de ferramentas é muito mais extensa e surpreendente do que imagina, conheça algumas delas:

SEO
Otimização da estrutura e conteúdo de sites, seguindo as regras de indexação utilizada pelos principais buscadores como Google, Yahoo e Bing, visando melhorar o ranqueamento orgânico do seu site nas buscas na internet realizadas por pacientes e prospects.
Links Patrocinados em Buscadores Web
Compra e divulgação em espaço de destaque nas páginas de pesquisas da web, com base na identificação de palavras-chaves pertinentes a especialização da sua clínica médica. A ferramenta mais utilizada é o Google AdWords.
Remarketing ou Retargeting
Ao acessar um site a partir de uma palavra-chave, o usuário recebe uma “marcação” que ficará gravada em seu dispositivo. Quando ele acessar outros sites, blogs e redes sociais, os anúncios visualizados serão correspondentes a palavra-chave previamente utilizada.
Redes Sociais
Oferece um novo canal de contato e engajamento com seus pacientes através das principais redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIN.
Links Patrocinados em Redes Sociais
Compra de anúncios patrocinados nas principais redes sociais, possibilitando uma maior número de pessoas impactadas pelas postagens e anúncios.
Web Sites Responsivos
Programação de sites tecnologia responsive, com layout adaptável conforme o dispositivo do usuário, como smartphones e tablets, assim qualquer que seja a plataforma de acesso, nenhuma informação será perdida.
Mobile Apps
Programas desenvolvidos para utilização em dispositivos móveis, visando oferecer soluções práticas e rápidas para as necessidades de seus usuários.
Web Analytics
Monitoramento de acesso dos usuários em determinado site, possibilitando a geração de valiosos relatórios com o mapeamento completo de navegação com dados demográficos e comportamentais. A ferramenta mais utilizada é o Google Analytics.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma estratégia de marketing nova que se baseia na captação de pacientes para a sua clínica médica através da geração de conteúdo, que é distribuído através de canais digitais e mídias sociais.
Blog
Site para compartilhamento de artigos, visando oferecer informações pertinentes e de qualidade para seus pacientes e prospects, aumentando a credibilidade da clínica em determinada especialização ou assunto.
Landing Pages
Páginas atrativas com foco na captação de leads, possibilitando a conversão de visitantes de um site em pacientes da sua clínica médica.
Email Marketing
O email se tornou a principal ferramenta de contato das pessoas no mundo digital, por isso campanhas de Email Marketing bem trabalhadas atingem pacientes e prospects de forma direta e com custo muito baixo.
Agora que você já sabe até onde vai a toca do coelho, você percebe que são muitos os obstáculos, mas também são muitas oportunidades. Utilizando corretamente as ferramentas do Marketing Digital, é possível filtrar e direcionar a comunicação para o perfil de pacientes desejados, além de mensurar o resultado e retorno de todo valor investido, possibilitando que médicos, clínicas e hospitais, mesmo com uma verba limitada, façam campanhas de propaganda eficazes.