Por que ter um Blog em seu site?

É raro encontrar um site institucional que não possua uma página dedicada para postagens do tipo blog.

Isso acontece porque o formato do blog é indicado para que postagens sejam facilmente adicionadas a qualquer momento e o foco é manter uma constante atualização e interação direta com o público alvo – as personas.

Quando seu site tem essa opção, o que se busca é poder realizar modificações frequentes, inserindo conteúdos diferentes, além das informações principais, como endereço, qualificações, projetos e descrições de produtos e serviços, sem que seja necessário alterar toda a estrutura e refazer a página inúmeras vezes.

Ter um blog acrescenta inúmeras vantagens que o site comum não consegue oferecer, devido ao seu formato mais engessado. Algumas delas são:

 

  • Ranqueamento em buscadores

Atualmente existem diversas técnicas para alavancar o ranking de sites em mecanismos de busca, ou seja, que permitam que eles figurem entre as primeiras páginas quando um assunto relacionado a sua página é consultado.

Quando os sites ficam sem atualizações, é comum que eles acabem perdendo espaço nos buscadores, afinal é como se o conteúdo ficasse obsoleto e a página estivesse abandonada.

Com os blogs, é possível sair dessa limitação e fazer uso das ferramentas que mantém o site sempre na disputa por espaço de divulgação, evitando assim que ele seja esquecido.

 

  • Captação de clientes

A maioria das pessoas costuma utilizar a internet para realizar consultas de serviços, produtos e informações, recorrendo a serviços como o Google.

Segundo a pesquisa TIC-Domicílios de 2016, 59% dos usuários da internet procuram por informações de serviços e produtos na rede, chegando a 87% entre pessoas da classe A e 74% entre os da classe B.

Como os blogs são fundamentais para manter seu site bem colocado nos mecanismos de busca, eles acabam sendo uma ferramenta ideal para quem quer captar mais clientes.

 

  • Interação com o público

O principal conteúdo postado em blogs é referente a informações úteis ao público que acessa o site.

É comum que haja espaços para comentários após cada artigo publicado, e, muitas vezes, eles também são compartilhados nas redes sociais, onde o público tem maior liberdade de interação com as centrais de atendimento.

Dessa maneira, é possível manter um contato regular com suas personas, sabendo das suas preferências, reclamações e tendo feedback sobre o que seu público aceita bem e o que rejeita.

 

  • Atualização constante do público:

Com os blogs, é possível manter o seu público-alvo sempre atualizado sobre as novidades que você oferece.

A cada novo acesso realizado, será possível que o seu cliente obtenha mais informações, com um conteúdo inédito, o que chama bastante atenção.

Dessa forma, sempre que uma busca for realizada para conseguir seu contato, por exemplo, ela pode se tornar uma ótima maneira de divulgar mais o serviço oferecido e reverter isso em negócios mais rentáveis.

 

Manter sua página sempre atualizada, fazendo uso das ferramentas disponíveis para esse fim, como o blog, é uma das melhores maneiras para divulgar o seu trabalho ou negócio.

Não deixe de fazer uso dos blogs e alcançar maior espaço no ambiente virtual, deixando seu site sempre bem ranqueado, conquistando o público e o mantendo informado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *